domingo, 20 de junho de 2010

Público lota a III Bienal Rubem Braga na noite de abertura

O público lotou a estrutura da III Bienal Rubem Braga, na noite desta segunda-feira (07), na abertura do evento que está sendo realizado na praça Jerônimo Monteiro, Centro de Cachoeiro de Itapemirim. Parentes do "sabiá da crônica", entre os quais a irmã Graça Braga Abreu, participaram da cerimônia e receberam homenagens especiais da administração municipal.

A secretária municipal de Arte e Cultura, Cristiane Paris, se disse emocionada com a presença da Família Braga na noite de abertura do evento "A missão de realizar a bienal nos foi dada pelo prefeito Carlos Casteglione e executada de forma coletiva. Fizemos o exercício de ouvir, principalmente quem não foi ouvido nas edições anteriores. Essa é uma noite de muita alegria para todos nós", frisou.

A decisão de realizar a bienal em praça pública, conforme destacou a secretária, teve a intenção de facilitar o acesso da população. Durante a cerimônia, o grupo EncantaConto apresentou o espetáculo "Crônicas e Bossa Nova", com leitura de textos de Rubem Braga entre outros autores nacionais.

Homenagens à Família Braga
O auditório Marco Antônio de Carvalho, que tem capacidade para 250 pessoas sentadas, ficou lotado durante a solenidade de abertura. O prefeito Carlos Casteglione e a primeira-dama Auxiliadora presentearam a irmã de Rubem Braga, Graça Braga Abreu, com uma escultura do cronista, feita pela artista plástica cachoeirense Graça Sabadini, e também com um exemplar do Manual da Bondade, publicação que conta a história das entidades beneficentes do município.

Os demais parentes de Rubem Braga presentes na cerimônia receberam kits com a logomarca da terceira bienal, uma referência à borboleta amarela que inspirou o cronista. Ainda na noite de abertura da bienal, foram iniciadas as comemorações do centenário do poeta Newton Braga, irmão de Rubem.O prefeito assinou decreto que incorpora a Escola Newton Braga ao sistema municipal de ensino.

"Entendo que Rubem e Newton são de Cachoeiro, figuras ilustres da terra. É muito importante para a cidade ter pessoas como eles, brasileiros da melhor espécie. A bienal faz as pessoas perguntarem e acabarem conhecendo quem são Rubem e Newton. A ideia da mascote Zig foi brilhante", disse Álvaro Abreu, sobrinho dos escritores.

Importância no cenário cultural do estado
O subsecretário estadual de Cultura, Erlon Paschoal, destacou a importância da bienal não apenas para Cachoeiro, mas para todo o estado. "Cachoeiro precisa fortalecer sua vocação para as artes. Nesse contexto a bienal é extremamente importante", disse. Ele enfatizou também a competência técnica da prefeitura para execução do projeto da III Bienal Rubem Braga, voltada para a valorização da leitura, e o envolvimento da comunidade.
O prefeito assinalou que a terceira edição da bienal é diferente das anteriores na concepção e no custo. "É uma política pública de incentivo à leitura e ao conhecimento, um processo cultural contínuo, voltado principalmente para a formação dos nossos estudantes", observou.

Casteglione enfatizou a importância da presença da Família Braga na abertura da bienal e afirmou que o custo final do evento é de R$ 775 mil, inferior à previsão inicial e cerca de 50% menor do que a última bienal.
A III Bienal Rubem Braga é uma realização da prefeitura de Cachoeiro, por meio das secretarias de Arte e Cultura e de Educação, em parceria com a Câmara Capixaba do Livro e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Fonte: site secult